Pensamento crítico

Outubro 2021 - das 18 às 21h
Dia 7, 14 ,21 e 28

Total de 12 horas

Morada: R. de Santa Catarina, 11
1200-012 Lisboa

Opção Online: via Zoom

Preço: (IVA incluído)

Assinantes anuais: (IVA incluído)

Inscreva-se

Em apenas duas horas criamos mais informação do que em toda a história da humanidade. Nunca tivemos tanta educação e informação como hoje. Então, porque nos sentimos tão confusos? Porque florescem fenómenos políticos fundados na desinformação e manipulação?

Assistimos à maior e mais complexa mudança na paisagem dos media de todos os tempos. Com as novas tecnologias, todos produzem e difundem dados em tempo real. Já não sabemos distinguir factos de opinião. Perdemos a noção de relevância e objetividade.

Qual o nosso papel nesse cenário? Como podemos interferir para equilibrar o jogo democrático? Há apenas um caminho: adotar o Pensamento Crítico. Com essa ferramenta é possível desenvolver competências para saber distinguir verdade de convicção e reconhecer fontes de informação credíveis. Para questionar e identificar a inconsistência argumentativa e, sobretudo, exercitar a reflexão sobre os próprios valores e crenças. Como o mundo continua a mudar - e nós queremos mudar com ele - vamos fazê-lo de forma multidisciplinar. Jornalismo, Literatura e Ciência são os nossos guias durante as sessões. Para chegarmos a um lugar comum, ainda que por caminhos diferentes.

O primeiro curso de Pensamento Crítico de Portugal, criado em 2020, oferece mais do que um punhado de ferramentas teóricas, oferece também experiência. Como todos os processos críticos despertam a criatividade, propomos um trabalho (facultativo) de conclusão do programa que poderá vir a ser publicado na revista Pessoa.

Condição de Admissão: Gostar de Pensar.

 

ps: Também aceitamos inscrições via tranaferência bancária. Mais informações pelo seguinte e-mail: mombak@revistapessoa.com

 

 


Desenvolvido por:
© Copyright 2022 REVISTAPESSOA.COM