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Angústia



2015-11-03

Ao contrário de Rachel de Queiroz e José Lins do Rego, que se contentaram em ser narradores de eficácia exemplar, Graciliano Ramos elaborou alguns difíceis teoremas narrativos. O mais complicado foi Angústia (1936), em que a gestação de um crime passional é revista pelo assassino. Luís da Silva, funcionário público cheio de mal-estar a respeito de si e do mundo que o rodeia, é o próprio “homem do subsolo” dostoievskiano.

Os elementos do relato são introduzidos com rara mestria. Às notas sobre o momento presente em Maceió, Silva intercala lembranças de um mundo rural em decadência, o de sua infância. Paralelamente se vai insinuando a importância que terão na história a fútil Marina e o odioso Julião Tavares. Quando o desenho se completa, é fácil entender por que o rival do narrador tinha que morrer.

Mas a narrativa, em que avulta um primoroso domínio da relação entre tempo e consciência do narrador, nada entrega de graça. Entre muitos negaceios, Luís da Silva...

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