Imagem Paula-Rego.jpg

Eça de Queirós em telas



2014-09-29

Na exposição O Último Rei de Portugal, que estará aberta de 01 a 25 de outubro na galeria Marlborough Fine Art, em Londres, Paula Rego apresenta oito obras inspiradas em A relíquia de Eça de Queirós. Depois de ter criado uma série de quadros com base em O Crime do Padre Amaro, em 1997-98, a artista já está trabalhando com base no romance O Primo Basílio.

Espero desenhar os livros todos do Eça. A minha neta Grace é perfeita para [modelo] Luisinha, garantiu.

No texto de introdução do catálogo, o escritor Adam Foulds adverte que as imagens de Rego estão como de costume longe de serem ilustrações e que a pintora produz nestas obras recompilações e interpolações da narrativa.

Paula Rego diz admirar Eça de Queirós mais do que qualquer outro escritor português por causa do humor, sarcasmo e dos valores sociais, os quais considera atuais. Ele descreve os portugueses de uma forma que eu ainda hoje reconheço. Estas histórias inspiram-me, justificou, em entrevista à Lusa. O título da exposição que abre na quarta-feira deriva de uma série de seis pastéis que produziu sobre a vida de Manuel II, com quem admite identificar-se enquanto exilada.

Paula Rego vive em Londres, onde chegou com 17 anos para estudar na Slade School of Fine Art e conheceu o futuro marido, o artista inglês Victor Willing, falecido em 1988.

Atualmente com 79 anos, confiou manter uma rotina simples: Pinto, como, bebo champanhe e depois vou dormir, sozinha.



Revista Pessoa
 



Sugestão de Leitura


Nasce em Lisboa novo espaço para a cultura de Língua Portuguesa

  Em uma das livrarias mais icônicas de Lisboa, a Ler Devagar, foi inaugurado ontem o Espaço Talante. A curadoria do novo ce ...

Literatura de Língua Portuguesa ganha novo prêmio

  O Prêmio Candango de Literatura é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federa ...

O "eu" no cinema

“A ficção é o que me acontece a mim, o documentário é o que acontece aos outros”, disse Godard. Ci ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2022 REVISTAPESSOA.COM