"Todas as cidades têm uma história que pode ser contada a partir do centro e a partir das salas de cinema, que movimentavam o centro de alguma maneira.".
Kleber Mendonça Filho sobre "Retratos Fantasmas"
Novo filme de Kleber Mendonça Filho apresentado em Cannes em maio, chegou as salas portuguesas e brasileiras em simultâneo. Em "Retratos Fantasmas", o realizador pernambucano assume a frente das câmeras para narrar em primeiro plano a história dos cinemas desaparecidos de Recife, sua cidade natal.
O diretor de "Bacurau", "Aquarius" e "O Som ao Redor" parte da pesquisa sobre a memória dos cinemas que marcaram a vida no centro da cidade e também a sua - num trabalho que levou 7 anos para ser concluído - e revela não apenas a dinâmica social de uma época, sua decadência, personagens visíveis e invisíveis como espaços próprios muito íntimos.
Em Portugal, onde o cineasta é cultuado sobretudo por jovens, o documentário pode ser visto nos seguintes cinemas: Trindade (Porto), UCI Lisboa e Gaia, Cinema Nimas (Lisboa), Cinema Ideal (Lisboa), Cinema City (Lisboa), Casa de Cinema Coimbra, NOS Amoreiras, NOS Almada, NOS Oeiras e NOS Fórum Viseu, NOS Fórum Funchal.