Imagem 1681990871.jpg

Fusão de arte urbana e literatura faz homenagem à Língua Portuguesa

Foto de Líbia Florentino



2023-04-20

 

Em comemoração ao Dia da Língua Portuguesa, 5 de maio, o projeto de intervenção urbana Paginário será apresentado ao público lisboeta no dia 23 de abril, a partir das 11h, no Largo do Correio Mor, sede da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). O objetivo é homenagear as diversas expressões e manifestações da língua portuguesa por meio de um mural proposto pelo escritor, pesquisador e artista brasileiro Leonardo Villa-Forte, antigo colaborador da revista Pessoa.

O mural exibe as páginas favoritas de livros selecionados por 40 colaboradores dos países da comunidade que representam os parágrafos preferidos de quem os selecionou. A iniciativa de trazer o projeto para Lisboa é da Missão do Brasil junto à CPLP, em parceria com a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior.

O projeto busca essa diversidade na colaboração para garantir uma seleção também variada de livros, entre romances, contos e fragmentos. “Por vezes, estas partes dialogam entre si mas ao navegar pela obra, haverá momentos em que os textos são díspares, criando uma ideia de contraste, sendo um convite à reflexão e à leitura das mais diferentes expressões da língua portuguesa”, comenta Leonardo Villa-Forte.

Desde dezembro de 2013, foram criados quase 70 murais como parte do projeto Paginário, que foi eleito em 2016 um dos 10 mais relevantes no concurso Design Politics Respect realizado pelo Theatrum Mundi. Os murais foram feitos em várias cidades brasileiras, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Fortaleza, além de Portugal e Espanha.  Por aqui ele foi produzido no Parque dos Poetas, em Oeiras, na Universidade do Porto e durante a Bienal de Arte de Coimbra em 2022.

Para o idealizador não há dúvidas de que o Paginário estimula a leitura e proporciona descobertas de novos autores, além de criar um ponto de apreciação e reunião de pessoas. “Ele é uma ilha de leitura coletiva, uma pequena exposição a céu aberto, que oferece uma experiência original, criativa, curiosa e livre”.



Revista Pessoa
 



Sugestão de Leitura


Residência literária em Maputo

  A Câmara Municipal de Lisboa abre inscrições para uma residência literária de uma mês, de 1 ...

Eutopia celebra a arte e a arquitetura em lugar inusitado

  Acomodado nas margens da Lagoa de Óbidos, o complexo turístico Bom Sucesso Resort vai receber a primeira ediç ...

O dia do Bruxo do Cosme Velho

  Retomar a tradição iniciada por Rui Barbosa, que em 1909 reuniu inúmeros escritores na porta da casa de Machado de ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2023 REVISTAPESSOA.COM