Lançado no fim do ano passado, o LCB diplomatique é um portal literário do LCB (sigla em alemão para Colóquio de Literatura Berlim) - um centro cultural que, desde a sua fundação em1963, organiza saraus, feiras de literatura e ações de fomento para autoras e tradutores. O local, um casarão na beira do lago Wannsee, na capital alemã, também oferece residência literária para autores do mundo todo. Do Brasil, estiveram lá em intercâmbio o escritor Daniel Galera e o quadrinista Marcello Quintanilha. "Dar vida a uma rede de escritores espalhados pelo mundo através de um projeto que os conectasse": esse era um desejo antigo do diretor Florian Höllerer.
No Brasil, o LCB diplomatique conta a partir de agora com a colaboração da Revista Pessoa. O convite para figurar como veículo parceiro do portal, ao lado de veículos como o Le Monde Diplomatique e Kulturaustausch, foi recebido com entusiasmo por Mirna Queiroz, editora-chefe da revista. Ela indicará autores de países de língua portuguesa, principalmente da África, para o LCB diplomatique. Além disso, selecionará alguns textos do site para serem traduzidos para o português e veiculados, com acesso livre, aqui no site da Pessoa. A contribuição dos autores e a tradução dos textos são patrocinadas pelo LCB diplomatique. A parceria poderá se desdobrar no futuro em outros projetos. “O intercâmbio de conteúdo com a Alemanhã chega num momento muito oportuno, em que a revista expande suas ações e alcance mais leitores na Europa, depois de parcerias bem sucedidas nos Estados Unidos que resultaram em publicações, eventos e um festival literário”.
A escritora cabo-verdiana Dina Salústio é escritora convidada para estrear a parceria entre as duas publicações. Dina é autora do livro de contos Mornas eram as Noites e dos romances A Louca de Serrano, Filhas do Vento e Veromar. Também escreve para o público infanto-juvenil. Também tem publicado um estudo importante sobre Violência Contra as Mulheres. A sua obra é objeto de estudo no Brasil, Portugal, Itália, além de Cabo Verde. Entre os vários prêmios que recebeu está o Prémio Rosalía de Castro para a Literatura em Língua Portuguesa — Espanha 2016. A crônica da autora poderá ser lida na segunda-feira na revista Pessoa e no LCB diplomatique.
Como funciona
Aos autores, é pedido um texto curto se posicionando sobre alguma questão atual em seus países, sempre do ponto de vista do quotidiano. “A ideia não é concorrer com a grande mídia, mas sim ser um complemente a ela”, diz Augusto Paim, coordenador do portal. “Queremos direcionar o holofote para locais e situações que, no momento, não estão sendo tratados pelos grandes veículos de comunicação.” Os autores precisam enviar, além do texto, uma imagem relacionada a ele: pode ser a vista de uma janela, uma banca de jornal, um objeto.
O LCB diplomatique é atualizado todas as segundas-feiras no site www.lcb-diplomatique.net e no Instagram. No portal, os leitores já vão encontrar contribuições da Bielorrússia, do Chile, do Egito, da Austrália e de Singapura. Os textos são publicados sempre no idioma original, mas também em inglês e alemão, tendo em vista a ambição internacional do portal e sua missão diplomática.