A proposta é realizar uma leitura crítica e detalhada de obras ficcionais. Para isso, será produzido um parecer apontando as questões centrais da narrativa e possíveis caminhos para o aprimoramento do texto. Os autores também receberão o livro com comentários pontuais exemplificando o que foi discutido no parecer. Para conhecer os detalhes dessa proposta, escreva para parecer@revistapessoa.com
Os dois profissionais têm vasto reconhecimento no meio editorial. O escritor Jacques Fux é vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2013 com o livro Antiterapias e vencedor do Prêmio Capes de Melhor Tese do Brasil em Letras e Linguística de 2010. É também autor de Brochadas: confissões sexuais de um jovem escritor, (editora Rocco, 2015) e do livro Literatura e Matemática (Perspectiva, 2016). Tem pós-doutorado em Teoria Literária pela Unicamp e em Literatura Comparada pela UFMG. É doutor em Língua, Literatura e Civilização Francesa pela Universidade de Lille 3 e doutor em Literatura Comparada pela UFMG. Foi pesquisador visitante na Universidade Harvard de 2012 a 2014.
Vanessa Ferrari é formada em jornalismo e mestranda em crítica textual pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) cujo tema de pesquisa é o papel do editor nas obras literárias e a análise de originais. Foi coordenadora editorial da FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty) entre 2005 e 2008 e editora da Companhia das Letras de 2009 a 2015. Entre os autores estreantes que descobriu estão Mauricio Lyrio, diplomata, e Eliana Cardoso, colunista do jornal Valor. É professora no curso de percepção de linguagem no Espaço Cult e coordenadora do projeto social de clubes de leitura e remição de pena da Companhia das Letras em doze unidades prisionais no Estado de São Paulo.