O livro Minha mãe se matou sem dizer adeus (na foto), de Evandro Affonso Ferreira, é o vencedor do Prêmio de Literatura, na categoria de Romance, da Associação Paulista de CrÃticos de Arte (APCA). Os prêmios destacam os melhores do ano no mundo das artes.
O livro narra, entre outras recordações, a primeira ceia de Natal comemorada após a morte da mãe do autor. À beira dos 80 anos, o narrador descreve os instantes finais de sua existência melancólica, da qual ele diz não ter aprendido nada. É o quinto livro de Evandro Affonso Ferreira, que publicou Grogotó! (Topbooks), Araã!(Hedra), Erefuê, zaratempô! e Catrâmbias! (Editora 34).
Entre os outros premiados pela APCA destacam-se Ideologia e contra ideologia, de Alfredo Bosi (Ensaio/CrÃtica), Sou eu! e O nervo da noite, de João Gilberto Noll (Infanto-Juvenil), A duração do dia, de Adélia Prado (Poesia), Ficção interrompida, de Diógenes Moura (Contos/Crônicas/Reportagens), Memórias de um historiador de domingo, de Boris Fausto (Biografia) e Paulo César de Souza por Obras completas de Sigmund Freud (Tradução).
A cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá ao final do primeiro trimestre de 2011, no Teatro SESC Pinheiros, em São Paulo.