Apesar das diferenças que separam a filosofia nietzschiana, a psicanálise de Freud e a criação literária pessoana, são inúmeros os pontos de contato e as afinidades existentes entre Friedrich Nietzsche, Fernando Pessoa e Sigmund Freud. Este é o mote de um colóquio que acontecerá nos dias 3 (Universidade de Lisboa), 4 (Universidade Nova de Lisboa) e 5 (Fundação Calouste Gulbenkian) de maio de 2011.
O evento, que reunirá diversos pesquisadores internacionais, permitirá conhecer o elo de ligação entre três dos maiores pensadores europeus dos séculos 19 e 20.
Para Cláudia Souza, da Comissão Organizadora, “são muitos elementos que aproximam e distanciam o pensamento desses três grandes autores, mas talvez a reestruturação da noção de eu represente uma temática que interessou muito a Nietzsche, Pessoa e Freud”, afirmou à Pessoa.
Serão cerca de trinta palestras proferidas por investigadores portugueses, brasileiros, italianos, holandeses, colombianos, espanhóis, alemães e romenos. O ciclo de conferências será encerrado com um mesa redonda de escritores lusófonos com as presenças dos portugueses Teresa Rita Lopes, Nuno Júdice e Miguel Real e do brasileiro Ismahelson Andrade.
A comissão cientÃfica é constituÃda pelo ensaÃsta português Eduardo Lourenço e pelos professores Paulo Borges (Universidade de Lisboa) e José Martinho (Universidade Lusófona).