Imagem

Fliporto 2011 chega ao fim



2011-11-14

Edição de 2011 da festa literária reforça o estatuto da Fliporto como maior evento literário no nordeste do Brasil. Este ano o homenageado foi o escritor pernambucano Gilberto Freyre. Ao todo, cerca de 46 autores e personalidades ligadas à temática participaram de 20 painéis literários. Toda a programação do evento foi transmitida ao vivo pela TV Fliporto.

Durante os cinco dias do evento passaram por Olinda, em Pernambuco, vários escritores lusófonos de destaque como o português Gonçalo M. Tavares, que venceu o Prêmio da Associação Portuguesa de Escritores de 2011, e os brasileiros Nelson Motta e Raimundo Carrero. Carreiro, escritor pernambucano e vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura em 2010, participou de mesa sobre o cotidiano do escritor.

A festa movimentou um total de R$ 10 milhões, sobretudo nos setores hoteleiro, gastronômico e editorial.

Gilberto Freyre, autor de Casa grande e senzala, foi lembrado em diversos momentos durante a programação.

O primeiro a falar foi o escritor e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), Arnaldo Niskier. Em sua palestra “Gilberto Freyre e a Pedagogia os Trópicos”, o imortal ressaltou sua convivência com Gilberto Freyre e revelou que o escritor nunca se interessou em ser aceite pela ABL.

Entre várias outras palestras sobre Freyre, destacou-se a apresentação do professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Tomaz Lapa. O foco foi a influência efetiva da cultura oriental e islâmica na cultura brasileira. Freyre Neto explicou que hábitos do brasileiro têm origem em povos orientais. Por exemplo, ir à missa com a cabeça coberta é um costume islâmico trazido pelos portugueses para o Brasil.

O tema da Fliporto em 2012 ainda não foi divulgado.



Revista Pessoa
 



Sugestão de Leitura


Livro premiado em Portugal será publicado pela Todavia no Brasil

Romance de estreia de Itamar Viera Junior, Torto arado venceu o Prêmio Leya 2018 por unanimidade. O júri, presidido pelo e ...

Inscrições abertas para o Prêmio Leya de Literatura 2019

A edição de 2019 do Prêmio Leya receberá inscrições até o dia 30 de abril. O concurso internacion ...

Poesia liga Belo Horizonte ao Porto

A revista DiVersos, que publica poesia e tradução desde 1996 no Porto, em Portugal, dedica uma edição especial ao &ld ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2019 REVISTAPESSOA.COM