Imagem TI6Mf1632016134942C1536.gif

III Jornada de Estudos sobre Romances Gráficos



2012-09-11

As histórias em quadrinhos já inspiraram o cineasta Federico Fellini, o escritor Umberto Eco e muitos artistas plásticos. Chegaram a ser condenadas por educadores e continuam provocando muita discussão.

É literatura? Ou tem uma linguagem autônoma?

Das tiras às histórias mais longas, seu sistema compreende diversos modos de realização, como as graphic novels – ou romances gráficos, termo cunhado por Richard Kyle, em 1964, e que ganhou forma pelas mãos de Will Eisner, uma década depois.

Fugindo ao herói tradicional dos gibis, muitos romances gráficos trazem à baila novas possibilidades discursivas, apresentam-se como espaço de exercício sobre memória, subjetividade, gênero e sexualidade. Mas são ainda muito pouco estudadas.

Reunindo estudantes, profissionais da área de comunicação, artes e literatura, professores e pesquisadores, a Jornada de Estudos sobre Romances Gráficos, organizada pelo Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea da Universidade de Brasília, chega à sua terceira edição confirmando-se como um espaço necessário ao aprofundamento de discussões em torno desse produto cultural.

Pontos de contato entre literatura infantil e histórias em quadrinhos no mercado editorial brasileiro; a utopia enquanto forma e Sigmund Freud em quadrinhos serão alguns dos temas abordados.

As inscrições podem ser feitas pelo seguinte e-mail: jornadaromancesgraficos@gmail.com.

Brasília – Universidade de Brasília – 24 a 26 de setembro de 2012

Local: Auditório 1 do Instituto de Ciências Biológicas

Coordenação: Regina Dalcastagnè (UnB)

Organização: Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea  



Revista Pessoa
 



Sugestão de Leitura


Livro premiado em Portugal será publicado pela Todavia no Brasil

Romance de estreia de Itamar Viera Junior, Torto arado venceu o Prêmio Leya 2018 por unanimidade. O júri, presidido pelo e ...

Inscrições abertas para o Prêmio Leya de Literatura 2019

A edição de 2019 do Prêmio Leya receberá inscrições até o dia 30 de abril. O concurso internacion ...

Poesia liga Belo Horizonte ao Porto

A revista DiVersos, que publica poesia e tradução desde 1996 no Porto, em Portugal, dedica uma edição especial ao &ld ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2019 REVISTAPESSOA.COM