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Serafim Ponte Grande



2012-11-16

A obra de Oswald de Andrade (ele odiava ser chamado de “Ôsvald”) é o que de mais porralouca se escreveu na ficção brasileira. O escritor produziu em Serafim Ponte Grande uma súmula de todas as transgressões modernistas. O livro, publicado em 1933, é pura anarquia linguística e formal.

Haroldo de Campos deu-lhe a perfeita definição: “um grande não-livro”. Realmente, a “anarco-forma” do Serafim é uma sequência de fragmentos de livros possíveis, unificados pela trajetória do protagonista, a todos os títulos mais um alter ego do escritor, como o de Memórias sentimentais de João Miramar (1922). Cada um dos 11 episódios dá conta de uma fase da vida de Serafiim e é uma obra-prima em termos de técnica narrativa.

Duas figuras de linguagem presidem à composição. Na macroestrutura narrativa, emprega-se a sinédoque (parte pelo todo/todo pela parte), um tipo de metonímia: cada episódio não é propriamente narrado, mas indicado por anotações telegráficas que remetem a uma narrativa possível. A ironia, onipresente na obra...

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