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Diva



2013-02-06

Segundo entre os romances que Alencar chamou “perfis de mulher”, Diva (1864) segue-se nessa linhagem a Lucíola e antecede Senhora. Esses três livros, juntamente com os três romances indianistas, são o cerne da contribuição do autor à ficção romântica. Alencar tinha a cultura e o talento necessários à tarefa de tornar o romance brasileiro comparável ao de outras literaturas. Não tinha, é claro, o gênio de Machado de Assis ou a ousadia de Manuel Antônio de Almeida.

Diva consegue ser interessante mesmo atendo-se ao clichê dos clichês: um namoro em que tanto o rapaz quanto a moça representam o comportamento conveniente na época. Isso envolve, naturalmente, a castidade. Em Lucíola, o fato de a protagonista ser uma prostituta é compensado por seu martírio, o que estraga uma narrativa cujas grandes qualidades estavam justamente em apontar, no retrato social e psicológico, para o Realismo.

Neste Diva, excetuando a tese de que mulher é um bicho esquisito, temos o romantismo galopante. A nobreza de...

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