Imagem logo-tuiteratura1-1024x767.jpg

Literatura em 140 caracteres ganha exposição interativa em São Paulo



2013-05-14

A obra em si mesma é tudo: se te agradar, fino leitor, pago-me da tarefa; se te não agradar, pago-te com um piparote, e adeus. Machado de Assis - Memórias Póstumas de Brás Cubas

Qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura. João Guimarães Rosa - Grande Sertão: Veredas

Com curadoria da agitadora cultural e tuiteira Giselle Zamboni, a Mostra  #TUITERATURA  celebra a poética da escrita enxuta e veloz do twitter, de 26 de maio a 4 de agosto, no Sesc Santo Amaro, em São Paulo.  A proposta é traduzir o espírito colaborativo das redes sociais e conectar o leitor com a obra literária produzida em língua portuguesa nessa plataforma que agrega no Brasil o segundo maior número de usuários.

“Em uma sala escura que convida à contemplação e ao contato, o público será envolvido numa relação de verdadeira hospitalidade literária, interagindo com a produção de escritores tuiteiros que reconstroem os milenares haicais e revisitam a micronarrativa de diversos autores consagrados”, antecipa Giselle Zamboni.

Além de criações autorais de 61 tuiteiros, selecionadas de suas timelines, serão expostas obras de mais 20 autores convidados que criaram 5 microtextos, de 140 caracteres cada, especialmente para a Mostra. São eles Ondjaki, Alice Ruiz, Andrea del Fuego, Antono Cícero, Chacal, Glauco Mattoso, Fabrício Carpinejar, Marcelino Freire, entre outros. Os clássicos terão presença marcada com trechos extraídos de 27 obras, também em 140 toques, de autores como Fernando Pessoa, Drummond, Murilo Mendes, Manoel de Barros, Guimarães Rosa e  Graciliano Ramos.

Para intensificar a relação do leitor com a obra literária, a Mostra contará com  tecnologia de informação e programação próprias para responderem aos estímulos provocados pela presença física dos visitantes.

Será um ambiente de percepções táteis e sonoras. “Os cinco sentidos entrarão em sintonia com som, luz, letras, corpo, gerando e transmitindo uma experiência singular – como de resto é a relação amorosa entre obra e leitor, conta Giselle.

A exposição se abre também para os tuiteiros que durante o evento enviarem textos de autoria própria em até 140 caracteres pelo Twitter, tagueados com #tuiteratura. Desse modo, segundo Giselle, os textos selecionados construirão uma nova exposição a cada dia, a cada instante.

Complementando a programação oficial, a Mostra #Tuiteratura, durante todo seu período de duração, contará em sua grade com oficinas de criação, saraus, workshops, atividades lúdicas para crianças e debates.

A curadora, Giselle Zamboni, é uma  advogada paulistana que conheceu o mundo das redes sociais virtuais em 2009. Criadora da Comunidade Literária #letras365, estuda atualmente o movimento cultural de criação autoral literária na plataforma Twitter, denominado tuiteratura.

E o que é tuiteratura? “Um movimento cultural que subverte o fazer literário tradicional, convidando à escritura sujeitos até então destituídos dessa modalidade discursiva, provocando uma incessante atividade criativa em que os limites entre o fazer literário canônico e as experimentações poéticas são rompidos, explica.

“Do mesmo modo, diferentes níveis de leitura e de leitores emergem nessas trocas, conjugando referências de clássicos literários sedimentados no nosso imaginário com novas linguagens fomentadas pelas mídias”, completa.

Mostra #Tuiteratura
SESC Santo Amaro Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro, São Paulo – SP.
De 26 de maio a 04 de agosto de 2013, terça a sexta, das 10h às 21h30/ sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.
A entrada é gratuita.
Contato: (11) 5541-4000/ www.sescsp.org.br/ @sescsantoamaro



Revista Pessoa
 



Sugestão de Leitura


Livro premiado em Portugal será publicado pela Todavia no Brasil

Romance de estreia de Itamar Viera Junior, Torto arado venceu o Prêmio Leya 2018 por unanimidade. O júri, presidido pelo e ...

Inscrições abertas para o Prêmio Leya de Literatura 2019

A edição de 2019 do Prêmio Leya receberá inscrições até o dia 30 de abril. O concurso internacion ...

Poesia liga Belo Horizonte ao Porto

A revista DiVersos, que publica poesia e tradução desde 1996 no Porto, em Portugal, dedica uma edição especial ao &ld ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2019 REVISTAPESSOA.COM