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Lucíola



2013-08-03

O final moralista, as metáforas vegetais e a mania de “embeber os olhos” de suas personagens a cada cena sentimenal estragam, para um leitor de hoje em dia, as inegáveis qualidades de Lucíola (1862), o primeiro dos “perfis de mulher” feitos por José de Alencar. O problema do romance é que a protagonista, sendo uma prostituta, não poderia ter um final feliz, sob pena de forte infração ao código moral do público alencariano.

Narrado por Paulo, advogado pernambucano recém-chegado à Corte na época dos fatos, Lucíola tem as irregularidades de fatura que, a par da ambição temática exagerada, impediram Alencar de ser um grande escritor. Logo em seu primeiro dia no Rio, Paulo conhecera Lúcia, a mulher mais bonita do lugar, assim como a Emília de Diva (1864) e a Aurélia de Senhora (1875). Sabendo que ela se vendia, ele acaba, depois de alguma hesitação, tomando-a por amante.

Aí começa a complicação, pois o caráter de Lúcia é contraditório, e Paulo, inexperiente...

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