Imagem Anatomia-da-Critica-235x300.jpg

Lançamento: Anatomia da Crítica



2014-03-25

Um dos teóricos literários mais importantes do século XX, o canadense Northrop Frye reuniu em Anatomia da Crítica (Princeton,1957) quatro ensaios que exercem até hoje uma forte influência na teoria da crítica moderna.  O livro, que já foi publicado no Brasil pela Cultrix, será lançado agora pela É realizações, com tradução de Marcus De Martini, no dia 26 de março. O evento terá palestra de João Cezar de Castro Rocha, professor de literatura comparada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e uma das vozes mais vigorosas da crítica literária contemporânea.

Especialistas na área enxergam de duas maneiras a abordagem de Frye: os mais duros apontam uma tendência perigosa para tirar o caráter histórico da literatura e da crítica. Por outro lado, há quem considere os seus argumentos como os mais poderosos ao localizar o desejo humano no centro do universo literário.

Em seu modo de entender a literatura, a experiência literária supõe um vasto conjunto integrado de formas. A tarefa do crítico seria identificá-las, reconhecendo seus padrões e recorrências. Anatomia da Crítica leva esse ambicioso projeto ao seu momento definitivo, pontifica João Cezar.

 

Anatomia da Crítica

Lançamento: doa 26 de março de 2014

Recepção: 19h00

Palestra: 20h00

Local: rua França Pinto, 498 - Vila Mariana - SP



Revista Pessoa
 



Sugestão de Leitura


Cinema de rua, procura-se

  Novo filme de Kleber Mendonça Filho apresentado em Cannes em maio, chegou as salas portuguesas e brasileiras em simultâneo ...

Fusão de arte urbana e literatura faz homenagem à Língua Portuguesa

  Em comemoração ao Dia da Língua Portuguesa, 5 de maio, o projeto de intervenção urbana Paginá ...

Residência literária em Maputo

  A Câmara Municipal de Lisboa abre inscrições para uma residência literária de uma mês, de 1 ...
Desenvolvido por:
© Copyright 2024 REVISTAPESSOA.COM